5 de janeiro de 2022

3 min de leitura

Só pra curiosos

Como conseguir experiência sem ter experiência?

por Cinthia Martins

Descubra 3 formas de conseguir experiências significativas para o seu currículo!

Em transição de carreira ou em busca do primeiro emprego, tenho certeza que você já se perguntou como conseguir experiência na área. “Preciso de um trabalho para conseguir experiência e preciso de experiência para conseguir um trabalho”, é a frase que assombra todo mundo que está em busca daquela primeira vaga de emprego. Sabemos que ter experiência em seu currículo pode ser um diferencial na hora de se aplicar, mas não a única. Saiba que existem diversas formas de se destacar na multidão de candidatos e você pode descobrir mais sobre isso até o final desse artigo.

Por isso, antes que você desanime por (ainda!) não ter sua primeira experiência, a gente quer ser uma pontinha de esperança no seu caminho. Existem algumas coisas que você pode fazer para se preparar para o tão sonhado “SIM”. A primeira coisa é ressignificar essa palavra. Afinal, o que é experiência?

1) Participar de eventos, palestras e hackathons: TUDO é experiência!

Uma forma de se conectar com a área ou empresa que você deseja trabalhar é abrindo os horizontes para esse tipo de experiência. As maiores empresas nacionais no ramo de tecnologia já fazem eventos abertos ao público, fora os hackathons. A Provi, nossa empresa parceira, anualmente abre inscrições para a maratona de programação, cada edição com um tema diferente.

E não se engane: esse tipo de participação conta SIM como experiência! É uma forma de demonstrar seu interesse pelo tema, proatividade e participação. Que tal ficar de olho na agenda de eventos do ano? Você pode receber mais informações na NewsLetter da Resilia!

2) Resolver exercícios, começar novos projetos e voluntariado: TAMBÉM é experiência!

Outra forma de se familiarizar com a nova carreira é arriscar alguns exercícios. Aqui no blog da Resilia, por exemplo, você consegue dar uma olhada em listas de exercícios para quem quer começar do zero!

Com a experiência de concluir os novos desafios e exercícios práticos, você ganha mais confiança de estar no caminho certo. E tem mais: se o projeto ficar bacana, mesmo que de forma independente ou voluntária, você pode divulgar nas redes e criar seu portfólio. Já é mais uma experiência!

3) Por último, mas não menos importante: foco na aprendizagem!

Sem dúvidas, aprender por si só É uma experiência! De cursos de idiomas, ferramentas ou diplomas de graduação, a busca pela constante aprendizagem deixa o seu currículo ainda mais interessante para o recrutador. Mas não se esqueça: muito além do que o certificado em si, com um novo aprendizado (como a Resilia, por exemplo), você está se aproximando de uma experiência TOTALMENTE única.

Para finalizar, não esqueça que tudo o que você faz ao longo da sua jornada é um degrau a mais até o seu sucesso. Se o seu objetivo é chegar até o mercado de trabalho, todos esses degraus irão te levar até o seu emprego! Lembre-se disso quando achar que experiência é só aquilo que está na carteira. Tudo é experiência!

E se você quiser começar agora, não deixe de se inscrever para a próxima turma da Resilia!

curriculo

Você também pode gostar