10 de julho de 2022

5 de leitura

Sem categoria

Javascript: o que é, como surgiu e onde utilizar

por Mariana Rebello

O que é Javascript?

Javascript é uma linguagem de programação leve que os desenvolvedores usam para criar interações mais dinâmicas ao desenvolver páginas da Web, aplicativos, servidores, jogos, etc. 

Ele cria elementos para melhorar a interação dos visitantes do site com as páginas da web, como menus suspensos, gráficos animados e cores de fundo dinâmicas.

Geralmente o Javascript é usado como complemento às linguagens com HTML, CSS e PHP,  mas a  linguagem funciona bem também com CSS na formatação de elementos HTML. No entanto, ainda mantém a interação do usuário, algo que o CSS não pode fazer sozinho.

Como a linguagem surgiu e tornou-se popular na programação?

Javascript surgiu em 1995 e foi criada por Brendan Eich, a pedido da empresa Netscape (um dos primeiros navegadores) com o objetivo de validar formulários HTML. Como os browsers ainda eram estéticos, essa linguagem foi revolucionária para a época.

Em 1996, a Microsoft criou uma linguagem idêntica para ser usada no Internet Explorer. A Netscape então regularizou a linguagem através da organização internacional ECMA, companhia especializada em padrões e regras. Com o tempo, a linguagem foi sendo modificada e hoje em dia é “Client-side”, ou seja o que ocorre no dispositivo do usuário final, o cliente. Isso inclui o que o usuário vê, como texto, imagens e o restante da interface, além de todas as ações que um aplicativo executa no navegador do usuário.

Afinal, onde o Javascript pode ser usado?

O Javascript é a linguagem mais utilizada para programação de aplicações Web e é suportada pela maioria dos navegadores (Firefox, Chrome, Edge e Safari) sem que o usuário precise instalar um plug-in. 

Hoje em dia pode ser utilizada no desenvolvimento do Back-End junto com o Node.JS, um software de código aberto e multiplataforma e o framework Express, ampliando o campo de atuação de um desenvolvedor para Full-Stack. Também é utilizado para aplicações em mobiles com uma infinidade de frameworks e no desenvolvimento de jogos!

Principais vantagens 

  • Simplicidade ‒ tem uma estrutura simples que o torna fácil de aprender e implementar, além de rodar mais rápido do que algumas outras linguagens. Os erros também são fáceis de detectar e corrigir.
  • Velocidade ‒  executa scripts diretamente no navegador da web sem se conectar a um servidor primeiro ou precisar de um compilador. Além disso, a maioria dos principais navegadores permite que o JavaScript compile códigos durante a execução do programa.
  • Versatilidade – é compatível com outras linguagens como PHP, Perl e Java.
  • Popularidade ‒ muitos recursos e fóruns estão disponíveis para ajudar iniciantes com habilidades técnicas limitadas.
  • Carga do servidor ‒ reduz as solicitações enviadas ao servidor. A validação de dados pode ser feita através do navegador da web e as atualizações se aplicam apenas a determinadas seções da página da web.

Explicando a diferença: Java vs Javascript

Java é uma linguagem criado em 1990 pela Sun Microsystems em 1995 e atualmente é mantida pela Oracle. A linguagem é utilizada para o desenvolvimento de softwares e destinada a dispositivos que têm recursos limitados e não são computadores, como tablets. Ela pode ser utilizada em várias plataformas sem precisar de alteração. 

O Javascript, criado em 1995, é utilizado, principalmente, nas aplicações em páginas web para deixá-las mais dinâmicas, atrativas e interativas. 

Em conclusão, Javascript é mais utilizado para apps, websites e front-end, enquanto Java é voltado para back-end e aplicações independentes de outro software.

 

Você também pode gostar