13 de fevereiro de 2023

10 min de leitura

Educação corporativa

5 Dicas para aumentar o engajamento do seu colaborador

por Mariana Rebello

A motivação tem um papel vital em identificar e atender às necessidades e desejos dos funcionários e da empresa. Também é a chave para ajudar a empresa a continuar a crescer e a atingir níveis ainda maiores. Quando a motivação da equipe sofre, os pontos fortes dos funcionários são menos utilizados e o desempenho e a produtividade afetam diretamente no crescimento e alcance de resultados da organização. Colaboradores motivados no trabalho tendem a agir mais rapidamente e são inspirados a dar seu melhor em todas as situações. Eles mantêm consistentemente uma visão otimista no cenário profissional e são muito flexíveis a qualquer mudança. Quando você combina energia, conhecimento, habilidades e dedicação, sua equipe pode realizar qualquer coisa a que se dedique. Listamos abaixo alguns benefícios de ter um time engajado:

  • Aumento da produtividade: uma equipe motivada trabalhará com mais entusiasmo e dedicação, o que resultará em mais trabalho concluído e de melhor qualidade.
  • Maior satisfação dos funcionários: quando os funcionários se sentem valorizados, eles se sentem mais satisfeitos e engajados nos seus cargos.
  • Melhoria da cultura corporativa: um time engajado é mais favorável a ter relações positivas entre seus membros, o que leva a uma cultura corporativa mais saudável e colaborativa.
  • Maior retenção de talentos: os colaboradores ficam menos propensos a procurar outros empregos, resultando em uma equipe mais estável e coesa.
  • Melhor reputação da empresa: visto como um lugar que agrega valor e tem uma imagem positiva, atraindo mais clientes e talentos qualificados.

Abaixo discorremos sobre dicas práticas e eficientes para ajudar a motivar seu colaboradores, e consequentemente, promover um ambiente acolhedor, cheio de possibilidades pra desenvolvimento e guiado pelas metas. Boa leitura!

1. Comunicação clara e constante

Uma comunicação transparente e constante é a chave para impulsionar o sucesso da sua equipe. Os colaboradores não gostam de ser deixados no escuro em alinhamentos gerais e direcionamentos da empresa. Preste atenção em como a comunicação acontece e como as mensagens importantes chegam para os colaboradores. Elas são enviadas por e-mail? Existem canais ou sistemas para compartilhar informação? Você faz alinhamentos mensais, semanais e até semestrais com toda a equipe? Certifique-se que eles estejam cientes da visão de mercado, valores e cultura da organização. Deixe claro quais são os objetivos e metas, isto encoraja todos a trabalharem juntos para alcançar melhores resultados. Além disso, estabeleça regularmente metas claras e mensuráveis que serão os indicadores de sucesso para que você e sua equipe acompanhem o progresso e vejam os resultados uma maneira tangível.

2. Promova o treinamento e o desenvolvimento dos colaboradores

O treinamento profissional e a educação contínua alimentam o crescimento da carreira do time. Incentivar os membros da equipe a participar de cursos, workshops, treinamentos e capacitações que promovam sua evolução como profissional impacta também na produtividade, engajamento e crescimento da empresa.

Com a educação corporativa, há um aumento das habilidades soft e hard dos colaboradores, aumento do conhecimento dos princípios e objetivos da organização e resolução de problemas corriqueiros (como atrasos e faltas, improdutividade, desperdícios, conflitos internos, desmotivaçãoT), formando uma equipe altamente qualificada e produtiva. As vantagens não param por aí, a retenção de talentos, a motivação dos funcionários, o diferencial competitivo e a redução de gastos também entram na lista.

As oportunidades de aprendizado virtual são uma necessidade para muitas equipes e, atualmente, há diversas opções personalizadas para atender à dor que sua organização quer solucionar. Na Resilia, por exemplo, temos formatos de treinamentos corporativos testados e aprovados por diversas empresas como Ifood, Renner SA, Neon, EBANX e outras marcas que solucionaram problemas que eles gostariam de resolver.

O investimento no desenvolvimento de carreira dos funcionários pode proporcionar um forte ROI para seu negócio. Além de alimentar as necessidades individuais de desenvolvimento e aumentar as habilidades específicas, o treinamento corporativo atualiza a equipe com o que está acontecendo de novo na indústria.

3. Tenha interesse no plano de desenvolvimento da sua equipe

Ajude seus funcionários a delinear um plano de desenvolvimento de carreira, para que eles possam visualizar melhor seu futuro e as possibilidades de crescimento no cargo que estão. Identifique marcos específicos para a realização desse plano e forneça os recursos necessários para que os funcionários alcancem o resultado final que planejaram. Uma comunicação clara, direta e consistente do sobre as etapas de progressão na carreira influenciam diretamente na motivação do colaborador.

Isso porque com esse plano é possível estruturar diversas ações para se desenvolver e chegar onde deseja sem perder o foco. Dessa forma, um projeto que seu time sempre tocar ou uma sonhada promoção no trabalho podem sair do papel, uma vez que o PDI ajuda a se preparar para se desenvolver e enfrentar os desafios e evoluir na carreira.

4. Ofereça um programa de mentoria

Estabelecer um programa formal de mentoria é uma das ações mais inteligentes que uma empresa pode fazer tanto para benefício próprio quanto para o crescimento pessoal e profissional de seus trabalhadores. A mentoria é uma prática essencial para organizações que desejam funcionários motivados e competentes. De acordo com um Relatório PushFar de 2022, cerca de 86% dos profissionais afirmam ter ficado mais tempo em uma organização devido às excelentes oportunidades de mentoring, enquanto 4 em cada 10 funcionários disseram que pensaram em desistir por falta de mentoring. Enquanto os membros sênior da equipe oferecem insights e orientação profissional a colegas menos experientes, o mentoring no local de trabalho é uma via de mão dupla e os benefícios não se limitam aos indivíduos mentorados. Os líderes que orientam profissionais juniores inevitavelmente aprenderão novas e valiosas habilidades no processo, melhorando sua carreira e assumindo mais responsabilidades enquanto agregam valor para a empresa.

5. Não faça o microgerenciamento

Microgerenciar uma equipe tende a criar uma atmosfera de desconfiança, pois os funcionários se sentem monitorados de perto e não têm liberdade para tomar decisões. Também reduz a criatividade, pois a equipe sente que suas ideias e soluções são ignoradas ou descartadas, o que pode impedir o progresso da equipe. Cria estresse ao pressionar para seguirem exatamente as diretrizes do gerente e desperdiça o tempo que ele poderia estar com a mão na massa em outra função. É importante que os líderes encontrem um equilíbrio entre supervisionar a equipe e dar-lhes liberdade para tomar decisões e se desenvolver.

Você também pode gostar