4 de maio de 2023

6 minutos de leitura

Educação corporativa

Como a Inteligência Artificial está transformando a Educação Corporativa

por Nina Costa

A inteligência artificial é um assunto em alta e está sendo amplamente discutida em diversas áreas, incluindo as empresas. A educação corporativa é uma das áreas que pode ser potencializada com o uso da tecnologia de IA, garantindo produtividade e aumentando a performance financeira do time.

A Resilia acredita que existem duas frentes de impacto da IA na educação corporativa: a primeira é na área de Treinamento e Desenvolvimento, a segunda é o impacto na experiência do colaborador enquanto participante. A seguir, discutiremos cada um desses impactos e seus benefícios.

Impacto na área de T&D

A IA pode transformar a forma como o treinamento é organizado e gerido nas empresas. Algumas das suas aplicações podem ser:

  • Gestão de treinamentos: a IA pode ajudar o time de gestão a acompanhar e levantar necessidades de treinamentos do time;
  • Plugadas a uma LMS: a IA pode oferecer insights com base a dados obtidos nas plataformas de aprendizagem das empresas, apontando padrões e tendências identificadas.
  • Organização e infraestrutura: enquanto automação, a IA pode apoiar a implementação de treinamentos presenciais, garantindo agenda para os encontros, convidando participantes, alocando facilitadores de acordo com prompt pré-determinados.

Impacto na experiência do participante

Uma das principais vantagens da IA na educação corporativa é a capacidade de personalizar o aprendizado para cada colaborador. A IA pode coletar dados sobre o desempenho do funcionário, suas habilidades e conhecimentos prévios, para fornecer um treinamento sob medida, focado nas áreas em que o funcionário precisa melhorar. Isso ajuda a acelerar o processo de treinamento, pois o funcionário não precisa passar por todo o material, mas sim se concentrar nas áreas relevantes para seu desenvolvimento.

Além da personalização, outro benefício do uso da IA é o de feedback instantâneo e significativo. Com a implementação da IA, colaboradores podem se sentir mais a vontade de cometer erros necessários para aprendizagem e assim, receber feedbacks que precisam para evoluir.

Na Resilia, implementamos a LIA, nossa assistente virtual de aprendizagem. Em nossa plataforma, estudantes realizam exercícios e enviam. A LIA dá feedback em tempo real em cima da solução enviada e aponta o que poderia ser feito para aprimorar ou corrigir a solução enviada. Isso ajuda nossos estudantes a praticar e aprimorar suas habilidades de maneira mais eficiente.

Em resumo, a IA pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a eficiência e a eficácia da educação corporativa. Ao personalizar o aprendizado para cada colaborador e fornecer feedback instantâneo, a IA ajuda a acelerar o processo de treinamento e a melhorar a performance do time.

Você também pode gostar