31 de março de 2023

7 minutos de leitura

Institucional

Os pilares da Metodologia Resilia e como eles impactam na aprendizagem

por Marina Costa

A Resilia surgiu para ser parceira de empresas que valorizam pessoas e buscam soluções de aprendizagem únicas, que transformam profissionais na prática e preparam para o mercado de hoje.

Para fazer isso, nos baseamos em três principais pilares: Aprendizagem, Comunidade e Mercado.

Nesse artigo vamos explicar um pouco como esses três pilares atuam dentro da nossa metodologia e você poderá entender um pouquinho mais de como funcionam as formações Resilia.

Aprendizagem

No mundo volátil e complexo de hoje, aprender é um diferencial profissional muito desejado pelas empresas. Por isso, nossa metodologia é construída para que estudantes mudem hábitos e comportamentos e apliquem seus conhecimentos na prática, gerando impacto e resultados pessoais e profissionais.

Toda a experiência da Resilia é desenhada para provocar a autonomia, curiosidade, trabalho em equipe e o desenvolvimento de confiança do estudante. Em sala de aula, contamos com a presença de uma pessoa facilitadora, que vai facilitar o conteúdo, provocando a participação e aplicação prática dos conhecimentos aprendidos e fomentar a troca de conhecimentos entre a turma.

Além disso, contamos com uma plataforma própria que vai apoiar estudantes em cada momento da jornada e permite que estudantes acompanhem seu desenvolvimento, ofereçam e recebam feedbacks de pessoas facilitadoras e outros estudantes.

Assim, os estudantes são capazes de:

  • Encarar erros como oportunidades de aprendizagem;
  • Lidar com o desconforto, entendendo que eventuais pressões fazem parte do mercado de trabalho atual;
  • Ir além e buscar conhecimentos e práticas que podem aprimorar seu desempenho;
  • Trabalhar em equipe, trocando e compartilhando informações para que a comunidade que ele esteja inserido possa se beneficiar;
  • Desenvolver um repertório de hábitos e comportamentos para apoiar o dia a dia, considerando inteligência emocional e saúde mental.

Comunidade

Na Resilia, comunidade e criação de laços de confiança está no sangue. É a partir dela que potencializamos a aprendizagem de todas as pessoas em nosso ecossistema: estudantes, pessoas facilitadoras e empresas parceiras.

Durante a jornada, com apoio do nosso time de Sucesso do Estudante e de Facilitação garantimos que cada nova turma é uma comunidade forte do início ao fim, que vai se apoiar e dar suporte para todos os picos e vales dessa experiência.

Assim, além de reforçar o trabalho em equipe, garantimos que os estudantes sejam capazes de:

  • Se comunicar de modo profissional e efetivo, com foco em resultados;
  • Pedir ajuda quando em dificuldade, considerando também que oferecer ajuda é, em si, uma forma de reforçar a aprendizagem de quem sabe mais.
  • Dar e receber feedback, entendendo que cada estudante faz parte de um todo e está em constante aprimoramento.

Mercado

Por último, o pilar de mercado vai sempre nos provocar a olhar para o que o mercado precisa e o que está buscando das pessoas candidatas. Por isso, estamos sempre com atenção voltada para atualizações e novidades do mercado e como podemos contextualizar nossa jornada e estudantes nessa realidade, não só para criar uma experiência de aprendizagem relevante, mas para entregar para o mercado profissionais alinhados com suas expectativas.

Assim, garantimos que nossos estudantes sejam capazes de:

  • Se preparar para o mercado de forma atualizada e contextualizada;
  • Se desenvolver com a postura profissional alinhada com as empresas que querem trabalhar;
  • Ganhar visibilidade para o mercado por meio do desenvolvimento de competências esperadas.

Você também pode gostar