4 de abril de 2023

de leitura

Mercado e Tendências

O que é People Analytics e como usar no seu dia a dia

por

Você já ouviu falar em People Analytics? Essa é a mais nova tendência na área de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Trata-se de uma técnica que utiliza dados para auxiliar na tomada de decisão relacionada aos colaboradores de uma empresa. Se você quer saber como esse conceito pode ser útil no seu dia a dia, continue lendo esse post!

O que é People Analytics?

People Analytics é uma técnica que utiliza a análise de dados para entender o comportamento e as interações dos colaboradores de uma empresa. O objetivo é identificar padrões e tendências que possam ajudar a tomar decisões mais assertivas em relação à gestão de pessoas.

Como funciona?

Para aplicar o People Analytics, é necessário coletar dados relacionados aos colaboradores, como desempenho, tempo de trabalho, frequência de faltas, entre outros. Esses dados são analisados por meio de ferramentas e técnicas específicas, como a análise de regressão e a análise de cluster.

A partir da análise desses dados, é possível identificar padrões e tendências que podem ser úteis para a tomada de decisões. Por exemplo, se a análise de dados indica que colaboradores com mais de 5 anos na empresa têm um desempenho melhor do que aqueles com menos tempo de casa, a empresa pode investir em programas de retenção de talentos.

Como usar no seu dia a dia?

Se você é um profissional de RH ou gestão de pessoas, o People Analytics pode ser uma importante ferramenta para auxiliar na tomada de decisões em relação aos colaboradores da sua empresa. Para começar, é importante definir quais dados serão coletados e como eles serão analisados. Algumas das informações mais relevantes incluem:

  • Tempo de trabalho na empresa;
  • Desempenho;
  • Frequência de faltas;
  • Feedback dos colaboradores;
  • Remuneração;
  • Turnover.

Com base nesses dados, é possível identificar padrões e tendências que podem ser úteis para a tomada de decisões em relação à gestão de pessoas. Por exemplo, se a análise de dados indicar que a maioria dos colaboradores que saem da empresa têm menos de 1 ano de casa, pode ser necessário investir em programas de integração e treinamento para novos colaboradores.

Se você vinha se perguntando o que People Analytics tem a ver com a Resilia, é nesse momento que entramos em ação! Uma vez que sua empresa percebe qual o desafio, nós podemos criar soluções de aprendizagem únicas de acordo com as suas necessidades, seja aumentar o engajamento ou a produtividade do time, nós conseguimos montar conteúdos e uma jornada de aprendizagem para ajudar você a transformar sua equipe.
Caso queira saber mais, clica aqui!

Conclusão

O People Analytics é uma técnica poderosa que pode ajudar na tomada de decisões relacionadas à gestão de pessoas. Ao coletar e analisar dados, é possível identificar padrões e tendências que podem ser úteis para a empresa. Se você é um profissional de RH ou gestão de pessoas, vale a pena investir nessa técnica para melhorar a gestão dos colaboradores da sua empresa.

Espero que este post tenha sido útil para você. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo!

Você também pode gostar