27 de fevereiro de 2023

7 min de leitura

Educação corporativa

A Transformação digital nas empresas

por Mariana Rebello

A pandemia causada pela Covid-19 trouxe muitos desafios e inúmeras mudanças, uma delas sendo a transformação digital por parte de milhares de empresas ao redor do mundo. A transformação digital é um processo de adaptação à era digital que envolve o uso de tecnologias para melhorar a eficiência operacional, a experiência do cliente, a inovação e a competitividade. Esse processo inclui a integração da inteligência artificial, internet das coisas, automação de processos, análise de dados, nuvem e outras tecnologias em todos os aspectos da empresa, desde a produção até o atendimento ao cliente.

Ela acaba tendo um impacto significativo em todas as áreas da empresa, incluindo marketing, vendas, atendimento ao cliente, recursos humanos, finanças e operações e permite que as empresas tomem decisões mais informadas e precisas, aumentando a eficiência e a produtividade, reduzindo custos, melhorando a experiência do cliente e sendo mais ágeis na resposta a mudanças do mercado.

No entanto, a transformação digital também apresenta desafios, como a necessidade de mudança de cultura e a aquisição de novas habilidades e conhecimentos por parte dos funcionários. As empresas precisam estar preparadas para enfrentar este novo ambiente e se adaptar a um ambiente em constante mudança e competitivo para aproveitar plenamente os seus benefícios, principalmente em um cenário de VUCA.

VUCA significa:

Volatility (volátil) – as coisas são efêmeras, ou seja, duram pouco;
Uncertainty (incerto) – existem muitas dúvidas e indecisões;
Complexity (complexo) – não conseguimos explicar as coisas ou prever o que pode acontecer;
Ambiguity (ambíguo) – duas visões, por mais que sejam opostas, podem coexistir no mesmo espaço.

Mas quais são as vantagens da transformação digital?

  • Melhora na eficiência e produtividade: a automação de processos ajuda a reduzir o tempo e os custos envolvidos em atividades operacionais, permitindo que as empresas se concentrem em tarefas que requerem mais esforços.
  • Acesso a dados em tempo real: permitindo que as empresas coletem, analisem e utilizem dados em tempo real, o que ajuda a tomar decisões mais informadas e a responder rapidamente a mudanças no mercado e as necessidades dos clientes.
  • Melhoria na experiência do cliente: fornecendo experiências personalizadas e convenientes para os clientes, aumentando sua satisfação e fidelidade.
  • Aumento do alcance e visibilidade: auxiliando a conquistar novos clientes e mercados por meio de canais digitais, como redes sociais, marketing por e-mail, publicidade online e e-commerce.
  • Maior flexibilidade e agilidade: as empresas que passam pela transformação digital estão mais preparadas para se adaptar rapidamente a mudanças no mercado.
  • Mais inovação: permitindo que as empresas criem novos produtos, serviços e modelos de negócios, gerando novas fontes de receita e oportunidades de crescimento.

E por onde começa essa transformação?

Mais do que um diferencial competitivo, migrar para o negócio para o mundo digital se tronou uma necessidade de sobrevivência. A implantação requer um planejamento cuidadoso e uma abordagem estratégica para garantir que os objetivos de negócios sejam alcançados e que os investimentos gerem resultados positivos.Abaixo estão algumas etapas para implantar a transformação digital em sua empresa:

1. Avalie sua situação atual: antes de começar é importante avaliar a situação atual da empresa, identificando quais processos e áreas do negócio precisam de melhorias e onde a tecnologia pode ser aplicada para ajudar a atingir os seus objetivos.

2. Defina uma visão clara: o que essa mudança significa para a sua empresa? Quais são os objetivos a serem alcançados? Comunique essa visão de forma clara e consistente para todos os envolvidos e alinhe as expectativas.

3. Forme uma equipe: capacite uma equipe de líderes e especialistas em tecnologia para liderar o processo de transformação digital. Certifique-se de que a equipe tenha os conhecimentos e habilidades tanto hard como soft necessários. Uma ótima solução para capacitar seus próprios colaboradores é a criação de um programa de treinamento e desenvolvimento interno personalizado com as necessidades da sua empresa. Empresas como a Renner e RaiaDrogasil já implementaram essas iniciativas. Se você quer saber mais sobre, entre contato com a gente.

4. Identifique as tecnologias relevantes: quais são as linguagens de programação e plataformas que sua empresa precisa dominar para fazer esta transição? Para isto, considere as necessidades de seus clientes e funcionários e escolha as tecnologias que melhor atendam a essas necessidades.

5. Priorize os projetos: infelizmente é difícil colocar tudo em prática de primeira, por isso leve em conta os recursos e o orçamento disponíveis. Comece com projetos menores e de menor risco para aprender e aprimorar o processo antes de implantar projetos maiores e mais complexos.

6. Monitore e avalie o progresso: fique de olho em como seu time está se adaptando e faça ajustes conforme necessário para garantir que a implantação esteja alinhada aos objetivos de negócios da empresa. Implemente medidas para medir e avaliar o sucesso dos projetos e do treinamento.

A implantação da transformação digital não é um processo rápido ou fácil, mas com uma abordagem estratégica e focada, pode trazer benefícios significativos para a empresa, clientes e colaboradores.

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