29 de novembro de 2022

7 min de leitura

Mercado e Tendências

Aprenda a falar inglês e aumente sua chance de conseguir um emprego!

por Mariana Rebello

Durante muito tempo, o inglês foi visto como um grande diferencial a ser conquistado, com o tempo,  se tornou uma exigência básica para o mercado de trabalho, principalmente com o mundo todo conectado e com o advento do home office, que mudou a percepção de se ter um lugar fixo para trabalhar. Por isso, tornou-se um pré-requisito básico para muitas funções e contratações.

O inglês é considerado uma das línguas mais presentes em lugares no mundo, quase como se fosse um idioma universal. Pela necessidade de ter as empresas cada vez mais conectadas e de ter parceria em diferentes mercados e países, isso faz com que recrutadores de grandes empresas, sobretudo multinacionais, procurem profissionais altamente qualificados com fluência em inglês. Além disso, se você trabalha no mundo tech sabe que muitas plataformas e termos são de língua inglesa, e tendo um segundo idioma, o colaborador possui uma melhor interação com as novas tecnologias e abre o leque de oportunidades profissionais. ​

No entanto, segundo a Pesquisa dos Profissionais Brasileiros da Catho, apenas 27,6% dos profissionais estão investindo em cursos de idiomas atualmente. Se olharmos para esse número comparado com outros países, observamos que há um desinteresse dos brasileiros, o que os deixa em desvantagem em relação aos colaboradores estrangeiros. A falta de profissionais com domínio do inglês no mercado de trabalho brasileiro dificulta os compartilhamentos de dados de produtos, serviços e tendências globais. 

Para se tornar um candidato ainda mais qualificado e com possibilidades de aumentar seu salário e função, o inglês se torna imprescindível. Por isso, listamos alguns dos principais ganhos ao aprender uma língua nova, principalmente considerando o recorte do mercado de trabalho Tech.

Possibilidade de atuar no exterior

Você sonha em morar fora e seguir carreira profissional fora do Brasil? Então o inglês tem que estar na ponta da língua. Domine todas as habilidades incluindo fala, escuta e escrita para ser apto a se candidatar para uma vaga fora, levando em consideração que para oportunidades no exterior o nível de inglês costuma ser avançado. É comum ouvir profissionais comentando sobre oportunidades de vagas que surgem no exterior mas que não são ocupadas por não terem pessoas qualificadas. Ainda existem, países como o Canadá e a Austrália que desenvolvem programas de imigração para profissionais qualificados em várias áreas.

Melhores salários

Uma pesquisa salarial feita pela Catho mostrou que um profissional com inglês fluente pode receber entre 47% e 52% a mais do que quem não fala a língua. Isso acontece porque boas oportunidades são destinadas a quem tem essa habilidade e, quanto mais estudos e cursos e skills diferentes você tem, mais se torna um profissional valioso que pode conquistar maiores cargos e liderar áreas!

Atualização em tempo real

O inglês é a língua da tecnologia e da ciência. Muitos equipamentos, programas, softwares que são essenciais para a função, requerem o conhecimento de termos em inglês. Além disso,  diversas revistas e pesquisas publicam novas descobertas sobre  tecnologia, novos modelos de negócio e notícias que dão em primeira mão o futuro do mercado de trabalho. Para ter acesso a todas essas publicações, o profissional precisa se manter atualizado e recebendo as notícias em tempo real, já que a versão em português demora para sair. Juntando a capacidade de lidar bem com a tecnologia e com a acessibilidade a bons materiais de pesquisa e conhecimento, temos um profissional completo para atuar com proatividade e com as habilidades comunicacionais essenciais.

Aumento do networking

Ao conhecer pessoas novas de diferentes nacionalidades, seu leque de possibilidades aumenta e as chances de você poder pedir ajuda, conselho e indicação depois são maiores. Isso porque o networking te faz conectar com pessoas do mercado que admiram seu trabalho e que poderão dar suporte quando você precisar. Um engano que muitos profissionais cometem é procurar uma rede de contatos apenas quando precisa. É importante manter a rede de conversas ativas, independentemente do idioma. Palestras, workshops e treinamentos auxiliam muito na criação de novos contatos, assim como, eventos culturais ou sociais.

Aprender inglês é um investimento na carreira profissional, mas também na pessoal. Se comunicar em outro idioma é abrir as portas para um mundo de possibilidades que antes não estava ali. É ganhar confiança, autoestima e aprender algo novo. É poder expressar suas ideias para pessoas de qualquer lugar do mundo e estar preparado para toda oportunidade que vier!

Na Resilia, nossos estudantes têm acesso ao benefício Hyper English, o curso de inglês da Cultura Inglesa 100% online e com uma metodologia que conta com aulas práticas, interação com professores via chat, aula de conversação adaptada ao seu nível e exercícios de redação e escuta, com correção de pronúncia em tempo real. Tudo para garantir que alcançará seu objetivo, no seu tempo e de forma eficiente e definitiva.

Se você é Resiliente e quer aprender a falar inglês, a hora é agora. Para saber mais sobre os benefícios da Comunidade, entre em contato com a gente!

Você também pode gostar