3 de janeiro de 2022

6 de leitura

Mundo Tech

Como criar páginas responsivas DE VERDADE?

por Cinthia Martins

SPOILER: A resposta está no Google!

Você é estudante ou profissional de T.I quer aprender a criar páginas web que encantem os usuários? Ou um usuário curioso, que quer entender porque alguns sites são super intuitivos e outros dão vontade de fechar a guia correndo? A resposta para esse e outros mistérios está no Google!

Atualmente, Brasil já é o 2º país que mais passa tempo na internet no MUNDO (com média de quase 4h por dia), além de estar também em 3º entre os que mais usam as redes sociais. Os dados da Hootsuite e WeAreSocial mostram como o o universo digital já conquistou os brasileiros, sendo também uma oportunidade de aprendizado para os olhares mais atentos.

Daqui pra frente, para ser responsivo não basta só caber em uma tela de mobile ou desktop. Afinal, para o bom funcionamento de um site, a mobilidade já é considerada mínima. Se você quer sair da média e se destacar com o front-end de suas páginas, é preciso aprender o que é esse “novo” responsivo.

Mas afinal, como criar sites mais responsivos?

A decisão de navegar em uma página é e sempre será do próprio usuário. Independente da quantidade de abas, no final do dia, quem escolhe rolar a página ou sair da guia é VOCÊ! Por isso, para quem curte UI/UX ou está começando a se aventurar em Desenvolvimento Web, criar páginas mais responsivas é um desafio constante.

Em primeiro lugar, ninguém entende mais de páginas da web do que o próprio Google. E, na dúvida, é nele que também podemos encontrar nossas respostas!

Recentemente, a plataforma Google for Developers divulgou o artigo The new responsive(ou o “novo responsivo”, em português), com dicas sobre layouts que funcionam de verdade com os novos usuários do século XXI.A boa notícia é que os caminhos para atingir esse objetivo em comum estão disponíveis online. Com o artigo, conhecemos algumas das características favoritas entre quem navega no Google – ou seja, quase toda a população mundial online hoje! São elas:

  1. Apostar na redução do motion:
  2. Ter páginas com modo escuro e claro e outras preferências de cor
  3. Fontes com tamanhos diferentes

Isso é um pouco do que futuros desenvolvedores web, em especial aqueles com um pézinho em front-end, precisam estar de olho ao desenvolverem seus projetos. Para aprender a criar do zero essas páginas mais responsivas, você pode começar com o curso de Desenvolvimento Web da Resilia!

google front-end

Você também pode gostar