23 de janeiro de 2023

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Mercado e Tendências

Como reter talentos com o treinamento de equipes?

por Mariana Rebello

A retenção de talentos pode ser definida como o processo de manter pessoas qualificadas e motivadas na organização, seja por meio do desenvolvimento profissional, por meio do aprendizado contínuo, por meio da remuneração justa ou por outros incentivos relevantes – visando à satisfação da equipe, contribuições positivas para a organização e crescimento profissional contínuo. Embora seja um grande desafio para qualquer organização, a capacidade de atrair, desenvolver e manter os colaboradores que melhor performam é uma das principais características das empresas mais bem-sucedidas no mundo.

Quando se tem high performers que são essenciais para a empresa, o ideal é fazer com que eles continuem desempenhando suas funções de formas exemplares através da política de retenção de talentos. Afinal, essas pessoas são os grandes diferenciais que impactam na produtividade e motivação dentro das equipes e perdê-los significa diminuir o valor de entrega, de autoridade, de inovação e tantos outros atributos que podem ser benéficos para o negócio. Ainda assim, o funcionário que tem uma boa performance pode se desligar a qualquer momento para encarar novas oportunidades, motivados por desafios maiores, salários melhores, funções mais altas ou bem-estar e cuidado da empresa com ele.

Uma pesquisa de 2020 realizada pela Deloitte Consulting LLP em parceria Forbes Insights afirma que cerca de 42% dos profissionais entrevistados têm procurado novas oportunidades, pois acreditam que o seu emprego não faz bom uso das suas competências e habilidades. Além disso, desses 42%, 37% citaram a falta de progresso na carreira e 27% citaram a inexistência de desafios na sua posição, sendo os dois principais fatores que influenciam as suas decisões de carreira. Olhando um pouco mais a fundo, pode-se perceber que a rotatividade de funcionários está concentrada em grupos específicos e em momentos chave de sua carreira, criando o que chamamos de “Zonas Vermelhas de Rotatividade”. Por exemplo, ainda segundo a pesquisa, dois grupos que se destacam pela alta alternância de empresas são:

  • Empregados com menos de dois anos de serviço, correspondente à 34% das pessoas entrevistadas, indicando que esperam ter um novo emprego dentro de um ano.
  • Millennials com 31 anos ou menos, cerca de 26% das pessoas da pesquisa, que reportaram que planejam deixar os seus empregadores em algum momento do próximo ano – o mais alto entre todos os grupos geracionais.

Quais os benefícios de criar soluções para a retenção?

  • Garante um padrão de qualidade nos serviços corporativos – ter uma equipe de alto desempenho e engajada garante que os serviços prestados sigam um padrão de qualidade. Se o objetivo da empresa for, por exemplo, a satisfação do cliente final, ter profissionais que fazem suas entregas de forma excepcional irá impactar diretamente nesse medidor de sucesso, uma vez que o serviço oferecido aos clientes será melhor, mais estruturado e melhor realizado.
  • Cria um ambiente saudável e um clima de trabalho agradável – colaboradores felizes e engajados são como porta-vozes de uma marca. Eles disseminam os benefícios de trabalhar em determinada empresa, são referência para novos contratados através das boas práticas e exemplos e reforçam a marca empregadora.
  • Reduz gastos – investir em talentos custa menos do que substituí-los. O processo de recrutar, selecionar e desligar custa muito às organizações. Ao focar em plano eficiente de retenção, a empresa minimiza os custos de rotatividade e preserva exatamente os empregados que dão match com a empresa, tanto culturalmente quanto nas habilidades necessárias.
  • Reforça a marca empregadora e atrai novos talentos – uma empresa conhecida por valorizar seus funcionários e promover o bem-estar e crescimento deles é bem vista no mercado de trabalho, aumentando seu valor positivo no awareness da marca. Isso ajuda a crescer as chances de profissionais altamente qualificados se candidatarem na próxima seleção. E a alta concorrência no recrutamento influencia na hora de compor uma equipe de alto desempenho, uma vez que permite a escolha de candidatos realmente bons no que fazem.

Mas afinal, como colocar em prática a retenção de talentos?

Os planos de ação, desenhados para cada objetivo, são a peça fundamental para dar o pontapé na cultura de retenção de talentos de uma empresa. Quando um colaborador é contratado, ele ingressa movido pelo desejo de ser reconhecido pelo seu trabalho, é motivado, engajado e produtivo. Porém, com o passar do tempo, esse entusiasmo de início diminui e é papel da corporação criar meios para manter esse funcionário com o mesmo desempenho de quando ele entrou. Criar experiências positivas como a capacitação de líderes, desenvolver propostas de valor, reconhecer o excelente desempenho de seus funcionários, oferecer treinamentos e instalar uma cultura de cuidado e bem-estar são alguns dos caminhos existentes. Iremos abordar neste texto, especificamente, o treinamento corporativo de colaboradores, principal serviço e autoridade da Resilia.

O treinamento corporativo é uma forma de qualificação dos funcionários com objetivo de desenvolver habilidades e competências necessárias para lidar com as demandas específicas da empresa . Dessa forma, você qualifica exatamente o profissional que precisa, atendendo às metas e crescimento do seu negócio enquanto promove o crescimento profissional dele também. Geralmente é realizado em curtos períodos e com foco em resultados imediatos após a capacitação e servem para educar o colaborador, para dar suporte em questões mais específicas de um cargo, aumentar o seu engajamento com a empresa, desenvolver novas habilidades, como já citado, ou preparar para um novo cargo de liderança. O efeito imediato é a resolução de de questões diagnosticadas no ambiente interno de forma prática e ágil, como por exemplo a falta de mão de obra qualificada em Tech (para desenvolver sites, softwares, análises de dados etc) que é solucionada ao iniciar um treinamento focado em capacitar funcionários como desenvolvedores web e analistas de dados.

Para começar, é preciso fazer um diagnóstico das necessidades que sua empresa precisa resolver. Qual a sua dor e suas metas? A pesquisa de clima organizacional e avaliação de desempenho são algumas ferramentas para guiar sua decisão. Após identificar os problemas que você quer solucionar, é hora de planejar! Qual o tipo de treinamento que quero realizar e qual a metodologia mais eficaz para esse curso ser efetivo? Na Resilia, por exemplo, a metodologia é atualizada com as principais demandas do mercado de trabalho e com foco em mão na massa para, de fato, o profissional praticar funções que ele desempenhará depois. Além de promover o mindset de aprendizagem contínua e ensinar não só hard skills (habilidades técnicas), mas soft skills (habilidades comportamentais) que influenciam diretamente no desempenho e desenvoltura de um colaborador!

As soft skills, por exemplo, são fundamentais no dia a dia para resolver problemas e alcançar resultados. Porém, elas são adquiridas a partir de experiências e vivências e, com uma metodologia mão na massa , é possível criamos cenários que envolvem a prática e desenvolvimento dessas habilidades. As hard skills, são reforçadas através de exercícios e projetos semanais para que o aprendizado seja consolidado de verdade e possíveis dúvidas que possam aparecer no trabalho, sejam já antecipadas nas atividades.

Após determinar as dores, os objetivos, o tipo de treinamento e a metodologia que serão utilizados é hora de escolher o público-alvo. Quem são os colaboradores que serão contemplados? Eles tem uma característica em comum, como por exemplo, serem líderes ou pessoas que querem migrar de área ou até profissionais que serão promovidos? Essa etapa de processo seletivo é super importante para prever os resultados e ter um treinamento eficaz ao final da jornada. Depois é estabelecer os critérios que servirão como medidores de sucesso -pesquisa de satisfação, entrega de projetos, presença nas aulas, feedbacks dos alunos, etc. Por fim, é preciso fazer uma avaliação da qualidade do programa e do impacto gerado nas pessoas. Por isso é super importante escolher bem empresas que aplicam o treinamento e que sejam reconhecidas no mercado, já que elas possuem o resultado comprovado de outros cases de sucesso.

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