5 de março de 2023

5 min de leitura

Educação corporativa

Personalize sua turma corporativa

por Mariana Rebello

Você já conhece o conceito de turma corporativa? Se ainda não tem certeza do que é, como aplicar e quais os seus benefícios, continue lendo nosso artigo!

Uma turma corporativa é um programa criado pela empresa para treinar e capacitar colaboradores ou pessoas externas e desenvolver habilidades específicas para solucionar as demandas do negócio. Hoje por exemplo, com a transformação digital, muitas empresas como EBANX, Stone Pagamentos e Neon tem criado turmas corporativas para formar pessoas em desenvolvimento web e análise de dados. As turmas corporativas podem ser compostas por funcionários de diferentes níveis hierárquicos, de diferentes áreas da empresa e até pessoas exteriores para ocuparem cargos internos ou como impacto social, dependendo do objetivo do treinamento.

O foco é melhorar as habilidades e conhecimentos dos alunos, para que eles possam desempenhar melhor suas funções no mercado de trabalho, melhorando sua eficiência e produtividade. Também é uma forma de reter talentos e oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional para os funcionários. O treinamento pode incluir uma ampla variedade de tópicos, como habilidades de liderança, comunicação, gerenciamento de projetos, marketing, vendas, tecnologia da informação, entre outros.

As turmas corporativas são organizadas pela própria empresa e podem ser realizadas tanto internamente quanto externamente. O treinamento pode ser ministrado por funcionários internos, por consultores externos contratados pela empresa ou por empresas especializadas em treinamento corporativo, como é o caso da Resilia.

Para personalizar sua turma corporativa, é importante considerar alguns fatores, tais como os objetivos de aprendizagem, o nível de habilidade dos participantes, o tipo de conteúdo e o tamanho da turma. Aqui estão algumas sugestões para personalizar seu programa:

  1. Avalie as necessidades de aprendizagem: antes de projetar, avalie as necessidades de aprendizagem dos participantes. Você pode fazer isso por meio de um processo seletivo rigoroso e com foco em selecionar pessoas diversas. Faça isso através de entrevistas, questionários e análises de desempenho. Ao entender as necessidades de aprendizagem dos alunos você pode personalizar o conteúdo para atender às suas necessidades específicas.
  2.  Adapte o conteúdo: adapte a ementa para as suas necessidade. Por exemplo, quais linguagens de programação são necessárias para o dia-a-dia no trabalho? Quais são as soft skills que seus colaboradores mais precisam desenvolver? Liderança? Gestão de tempo? Você pode definir melhor encaixar nas suas demandas. Se a turma corporativa incluir pessoas com habilidades variadas, você pode oferecer diferentes níveis de treinamento para atender necessidades individuais.
  1. Escolha o formato: é super importante escolher um formato testado e aprovado para a sua turma corporativa. Uma metodologia que funciona, impacta diretamente nos resultados. Isso inclui definir se o treinamento será presencial, online ou uma combinação dos dois. Além disso, considere o tamanho da turma, dos módulos, o tempo disponível dos alunos e o orçamento.
  2. Incentive a participação: foque seus esforços em engajar e motivar seus estudantes. Isso pode ser feito através de masterclasses com gestores da empresa, mentorias com pessoas sêniores, atividades interativas, discussões em grupo e exercícios práticos. Todas essas ações ajudam a reforçar o aprendizado e envolver os participantes no processo de treinamento. Mas não esqueça que o próprio aluno é o responsável pelo seu desenvolvimento durante a jornada.
  3. Ofereça suporte: dê suporte adicional como sessões de acompanhamento, recursos de treinamento adicionais e fóruns de discussão online para que os participantes possam continuar aprendendo e se desenvolvendo após o treinamento. Na Resilia temos um time inteiro empenhado no sucesso desse estudante, mantendo contato semanalmente para ver o seu progresso, pendências e desafios, além de ter uma comunidade forte no Discord pronta para tirar qualquer dúvida e fornecer ajuda de imediato.

Lembre-se de que, quanto mais personalizado for o treinamento, mais eficaz ele será para motivar os participantes e atingir os objetivos que você pré determinou. Na Resilia, temos várias possibilidades de turmas corporativas focado na capacitação em profissões digitais, um mercado que tem aumentado cada vez mais com a transformação digital. Abaixo, você pode conferir todas as nossas soluções!

Formação WebDev Full Stack JavaScript

Essa formação transforma pessoas estudantes em pessoas Desenvolvedoras Jr.. Após a a formação, eles estarão dominando as skills necessárias para construir um site do ZERO (tanto em front como back-end), conectar com banco de dados e API’s, além das soft skills como gerenciamento de rotina, comunicação, aprender a aprender e muito mais.

Ementa: JavaScript, Node, SQL, HTML/CSS, Rest API, React e muito mais!

Formação em Data Analytics

O objetivo do nosso curso é formar Analistas de Dados Jr.. Durante a formação, os estudantes são incentivados a exercitar o pensamento analítico para examinar e interpretar datasets, manipular grandes volumes de dados, além de gerar e apresentar análises que trazem valor para o cliente.

Ementa: Lógica de programação, Python, Banco de dados, Google Colab, Pandas e muito mais!

Formação Análise de Sistemas

Após essa formação, os Resilientes se tornam uma pessoa Analista de Sistemas Jr.. Durante os módulos, incetivamos os estudantes a desenvolver pensamento computacional e algorítmo, criação, obtenção, leitura e manipulação de dados utilizando SQL e noções de gestão de serviços dentro de processos corporativos, além das soft skills como gerenciamento de rotina através de metodologias ágeis, visão de negócios e capacidade investigativa.

Ementa: JavaScript, Node, SQL, HTML/CSS, Rest API, React e muito mais!

Formação WebDev Full Stack Java

Essa formação é uma variação da WebDev Full Stack JavaScript que também transforma Resilientes em pessoas Desenvolvedoras Jr.. Como diferencial, essa formação traz em sua ementa o estudo da linguagem Java, uma das linguagens mais utilizadas no mundo e em crescimento acentuado no Brasil. Além das soft skills necessárias no mercado como trabalho em equipe, metodologias ágeis, postura profissional e resolução de problemas.

Ementa: HTML/CSS, Rest API, React e Java

Ficou interessado e quer se aprofundar mais sobre a solução ideal pra sua empresa?

Você também pode gostar