5 de março de 2023

10 mi de leitura

Educação corporativa

Porquê é tão importante ter uma cultura de aprendizagem contínua na sua empresa

por Mariana Rebello

É certo afirmar que conhecimentos e habilidades estão evoluindo em ritmo constante com a aceleração das informações disponíveis e dos novos estudos sendo descobertos. Lidar com novos contextos, novas ferramentas, plataformas, métodos e padrões sociais exige um estímulo contínuo de aprendizagem e comprometimento com tudo que é novo. É nesse contexto que entra o conceito de aprendizagem contínua ou lifelong learning.

Sendo uma das skills mais procuradas pelo mercado, a habilidade de aprender de forma rápida novos conhecimentos, é um dos fatores favoráveis na hora da contratação de um novo colaborador. Se você quer saber o que é, quais os motivos para ficar de olho, os benefícios e dicas para implementar ações que promovam esse conceito, continue lendo nosso artigo!

Lifelong learning ou aprendizagem contínua: o que é?

De forma simples, a definição quer dizer que o aprendizado não tem data de expiração para acabar, ele é para sempre. A expressão, que ganhou força nos últimos anos, é um reflexo do dinamismo do mundo contemporâneo. Os profissionais precisam estar sempre dispostos a aprender algo novo, acompanhando o ritmo intenso das transformações do mercado. O mindset de que nunca é tarde para aprender algo, entra aqui e pode ser um aliado benéfico na cultura da sua empresa, uma vez que se implementada no time interno, cria um modelo de crescimento contínuo para alcançar os objetivos do negócio. Ele permite que as pessoas melhorem suas habilidades, aumentem sua eficiência, cresçam profissionalmente e sejam mais adaptáveis a novas situações e desafios. Confira abaixo todos os benefícios!

  1. Crescimento profissional: A aprendizagem contínua ajuda a aprimorar as habilidades existentes e a desenvolver novas competências, o que pode levar a promoções e novas oportunidades de carreira. Por exemplo, cada vez mais o mercado tem necessitado de pessoas que sejam autoridades em profissões digitais, principalmente na área tech e com a falta de profissionais capacitados, muitas empresas acabam investindo no treinamento e desenvolvimento dessas skills. Na Resilia temos formações desenhadas para este novo tipo de mercado que precisa estar sempre se atualizando. Com metodologia comprovada e testada, temos 4 tipos de turma corporativas para você implementar a cultura de lifelong learning!
  2. Manter-se atualizado: aprender continuamente permite que as pessoas acompanhem as mudanças em seu setor, mantendo-se atualizadas com as tendências e novidades e sendo pioneiras em solucionar os novos desafios que se apresentam.
  3. Melhorar a eficiência: ajuda na produtividade no ambiente profissional, uma vez que o profissional entende qual seu ritmo de trabalho, quais suas deficiências, quais seus pontos fortes e aprende métodos eficazes que ajudam a produzir mais e com qualidade, sem comprometer a saúde mental. Isso faz com que as pessoas concluam tarefas mais rapidamente e com mais precisão.
  4. Autoconfiança: aumenta a autoconfiança e a autoestima, pois os profissionais sentem que estão progredindo na sua carreira e melhorando constantemente. É uma oportunidade de crescimento tanto na vida profissional quanto na vida pessoal, impactando diretamente na qualidade de vida
  5. Aprender a aprender: cria um mindset de eterno aprendizado, permitindo que as pessoas se tornem mais eficazes em aprender coisas novas no futuro sem tantas dificuldades.

Como aplicar o lifelong learning na prática?

Agora que você já sabe o conceito, pra que serve e quais os benefícios, aposto que deve estar se perguntando qual o primeiro passo para colocar em prática, então vamos lá! Para isso, pontuaremos estratégias eficiente para viabilizar o aprendizado constante.

Fique atento às tendências do mercado

Atualmente tudo se transforma com muita rapidez, principalmente no mercado de tecnologia. Um exemplo recente é o Chat GPT, um serviço que utiliza a inteligência artificial para criar modelos super avançados de texto. Empresas que se mantêm atualizadas, se tornam mais competitivas e estão mais aptas a entender as novas tecnologias e aplicá-las com eficiência. Por isso é super importante ficar ligado em quais são as tendências do mercado. Recentemente, lançamos um e-book sobre tendências para contratar e reter em 2023 3 você pode conferir aqui. Quando se tem uma cultura de aprendizagem constante, a otimização e a viabilidade de implementar novos conhecimento vira algo fácil e rotineiro.

Invista em treinamentos corporativos

Uma forma de certificar que sua equipe estará sempre atenta às mudanças é capacitá-la para que ela desenvolva essa habilidade. Através da turma corporativa, você garante o aprofundamento que um profissional precisa para crescer profissionalmente, para tomar decisões mais coesas e acertadas e promove o desenvolvimento do mindset de aprendizagem contínua. Isso faz com que ele esteja sempre atualizado e busque sempre novas soluções que vão impactar diretamente no crescimento e resultados do seu negócio.

Além disso, os colaboradores da empresa sentirão que estão investindo nele, aumentando sua motivação e engajamento e, consequentemente, ajudando a retê-los, pois está capacitando-os nas habilidades mais necessárias pro mercado com soft e hard skills.

O relatório “Future of Jobs 2020 do Fórum Econômico Mundial” estimou que o rápido ritmo de automação deslocará 85 milhões de empregos  até 2025 e, ao mesmo tempo, criará 97 milhões de novos.

“Os CEOs precisam pensar em como criar uma cultura de aprendizado contínuo e como precisam apoiá-la”, diz Rick Sabatino, Gerente Sênior na Prática de Excelência em Operações da empresa de consultoria de gestão e tecnologia West Monroe. “Não é uma ideia nova, mas as forças do mercado e o ritmo das mudanças aumentaram o imperativo disso”.

Disponibilize conteúdos seus colaboradores

Outro modo de fomentar o lifelong learning é disponibilizar materiais recheados de conteúdos relevantes. Pode ser desde um artigo, e-book até chamar profissionais de outras empresas para dar masterclasses para seus funcionários. Por exemplo, tem algum parceiro que é líder em metodologia ágil? Porque não marcar um evento para toda a empresa com uma palestra sobre?

Recebeu um relatório de análise de mercado que é importante que todos da empresa saibam? Compartilhe através de uma news interna com os melhores apanhados do mês e estimule o consumo desse tipo de conteúdo.

Como pudemos entender, o aprendizado contínuo promove não apenas a inovação e crescimento, mas ajuda a fidelizar e reter funcionários. Quando ele se torna parte da cultura da empresa, todos se beneficiam e o aprendizado vira algo orgânico. No entanto, é preciso agir ativamente para consolidar este ambiente dentro do seu negócio e mostrar que aprender não é só teoria, mas principalmente prática.

Para saber mais sobre turmas corporativas com uma metodologia 100% focada na mão na massa, entre em contato com a gente!

Você também pode gostar