29 de março de 2023

5 minutos de leitura

Mercado e Tendências

Previsões 2023 para Gente e Gestão: 4 estudos que você precisa conferir!

por Shay Metri

Passou o carnaval, abril já está aí e, agora sim, podemos dizer que o ano começou com tudo. Para quem já se planejou, nós separamos quatro relatórios de tendências para 2023 na área de gestão de pessoas que vai potencializar suas decisões. Já para quem está começando o ano meio atrasado, corre para pegar todos esses insights e não ficar para trás nos principais movimentos que vão moldar este ano.

Segue a curadoria Resilia, especialmente feita para profissionais de gente e gestão que querem mudar as regras do jogo.

Inside 2023: The Future of Work (Por dentro de 2023: o futuro do trabalho)

Neste relatório, realizado pela empresa Invision, são apontadas três grandes tendências para este ano no ambiente de trabalho:

  • Transformando os times enxutos em equipes dos sonhos
  • Corrida das empresas para serem mais eficientes e sustentáveis
  • Aumento da colaboração entre áreas

Em resumo, o estudo aponta como as demissões em massa foram a realidade dos últimos meses (e ainda respingam em diferentes setores aqui no Brasil) e o impacto desse movimento em burnouts e esgotamento dos colaboradores. Isso você já sabe.

O que o relatório traz é que os principais problemas apontados pelos colaboradores são: falta de comunicação, sobrecarga de e-mails, diferenças de fuso horário e problemas com o trabalho remoto.

Dessa forma, para 2023, saem na frente as empresas que consigam trazer soluções de trabalhos assíncronos e síncronos mais eficazes. Seja com novas ferramentas de produtividade, profissionais com maior visão e participação em diferentes projetos e melhorias no trabalho assíncrono.

Leia aqui!

Talent Acquisition Trends 2023 (Tendências em recrutamento para 2023)

Realizado pela Korn Ferry – renomada empresa global de consultoria organizacional – você não pode passar reto por esse estudo, que traz as sete principais tendências de recrutamento para 2023.

De modo geral, o relatório fala sobre o impacto pós-Covid na força de trabalho e nos empregadores, assim como traz alguns caminhos que sua empresa já deveria estar seguindo, entre eles:

  • Colocar mais ênfase no desenvolvimento dos colaboradores, com treinamentos e programas de certificação regulares;
  • Utilização de inteligência artificial para ter melhor noção das habilidades existentes dos funcionários, não apenas para fornecer um desenvolvimento personalizado, mas também para identificar candidatos internos promissores;
  • Equipes de aquisição e gestão de talentos devem trabalhar juntas desde o início do processo de contratação até o desenvolvimento de carreira, garantindo não só uma boa contratação, mas também a redução do turnover. Inclusive, de acordo com a pesquisa,

Leia Aqui

Employee Experience Trends (Tendências em experiência do colaborador)

Outra empresa que trouxe o seu estudo de tendências para 2023 foi a Qualtrics, com foco na experiência do colaborador. Os principais insights do estudo são:

  • Depois de muita incerteza e com o momento econômico que estamos passando, segurança no trabalho e estabilidade financeira são as principais prioridades para os funcionários;
  • O equilíbrio entre vida pessoal e profissional veio para ficar, com colaboradores que conseguem estabelecer mais limites perante a empresa (e valorizam isso em sua experiência);
  • Sistemas e processos ineficientes foram potencializadores dos burnouts dos últimos anos, de modo que devem ser pontos de atenção dos times de gente e gestão em 2023;
  • Além dos pontos citados, a permanência do colaborador em uma empresa também está cada vez mais atrelada a sua identificação com a cultura e valores da mesma.

Leia aqui.

The 2023 Workplace Equity Trends Report (Tendências 2023 de diversidade e inclusão)

Por último na nossa lista de indicações, mas não menos importante, está o estudo sobre o que vai movimentar o ano nas pautas de diversidade e inclusão.

Um dos pontos mais interessantes do relatório é que, apesar do momento econômico de incertezas, ações de inclusão devem continuar sendo prioridade das empresas na hora das contratações. Isso porque times diversos são, comprovadamente, mais resilientes em momentos de dificuldade.

O relatório foi elaborado pela Syndio e você pode clicar aqui para conferir.

Você também pode gostar