23 de setembro de 2022

7 min de leitura

Mundo Tech

Profissionais Data Analytics: O que fazem? Onde vivem? 

por Pedro Rocha Campos

Por dentro da rotina de um analista de dados

Trabalhar como Data Analytics é sempre um desafio, pois o objetivo é interpretar dados e potencializar a eficiência de alguns processos, sejam eles diminuir perdas, identificar pontos de melhoria, verificar a viabilidade das estratégias do negócio.

A área de análise de dados  tende a dialogar e ser influenciada por diversos setores em uma empresa. Algumas das áreas que dialogam com Data Analytics são a programação, matemática, estatística e diversas outras, isso vai depender dos objetivos da empresa.  Em uma empresa do mercado financeiro, o diálogo com as análises de dados da economia são essenciais para uma pessoa profissional em análise de dados. Já em mercados voltados ao geoprocessamento e geodata, analisar imagens de satélite é fundamental.  

Atualmente, com a quantidade de dados gerados por dia, podemos dizer que dadas as ferramentas estruturais necessárias, qualquer área pode ser estudada e se tornar um campo de atuação em Data Analytics.

Desafios de uma pessoa Analista de Dados

Não pode faltar visão crítica e ampla para profissionais de análise de dados. Tomar uma interpretação única como verdade pode ser um caminho perigoso, dado que os objetivos da análise podem mudar a qualquer momento. 

É importante saber que nem sempre aquilo que estamos observando reflete totalmente a realidade, pois podem haver distorções nos dados, erros na interpretação ou nos processos da análise. Devemos também evitar o enviesamento, pois, a partir dele, os dados podem ser manipulados de forma a colaborar com uma narrativa irreal.

Ferramentas da rotina de uma pessoa Data Analytics

As principais ferramentas são a documentação da linguagem ou das bibliotecas e os livros técnicos. Além disso, podemos buscar exemplos e dúvidas em sites como o StackOverflow, que são espaços de troca de conhecimento entre pessoas que programam. 

Ver vídeos sempre pode ser um ótimo caminho. Ainda mais aqueles vídeos educativos para ajudar a clarear as ideias.  Mas esses vídeos são aliados e precisamos sempre pensar na aplicação prática e na experiência adquirida no dia-a-dia, assim como com outros métodos.

Alinhando expectativas do mercado com aprendizagem

Como em qualquer área relacionada à programação é importante estar sempre em constante evolução. As tecnologias surgem e se tornam obsoletas em um espaço de tempo relativamente curto. Mesmo aquelas tecnologias consolidadas são passíveis de mudanças. 

Essas questões podem parecer assustadoras à primeira vista, porém, precisamos olhá-las como grandes oportunidades: o mercado precisa de profissionais que estejam em constante aprimoramento.

E como mencionamos, a experiência pessoal  em outras áreas de conhecimento será algo que agrega muito: diversidade de conhecimento e versatilidade é o há!

Resilia como ponte para o Mercado

Os conhecimentos Tech vistos na Resilia são totalmente focados para o mercado de trabalho. Aqui, o foco é conhecimento e aplicação prática!

No curso, estudantes aprendem aplicando as técnicas e conceitos utilizados por profissionais em seu dia-a-dia. 

Além disso, na parte Soft, estudantes desenvolvem habilidades comportamentais e de trabalho em grupo, como organização de rotina, foco, respeito, comprometimento e metodologias ágeis como o Scrum.

Você também pode gostar